Conheça o que a nutrologia pode fazer por você e por que ela é tão importante lendo esse artigo!

Ainda não conhece a nutrologia e o que ela pode fazer por você? Tem dúvidas sobre o papel desse profissional. Não esquente! Nesse artigo eu irei explicar a importante função desse profissional, em quais casos você deve procurá-lo e sua diferença em relação ao nutricionista, então continue lendo.

Afinal, o que é o nutrólogo?

Você com certeza já escutou aquela frase “Você é aquilo que você come”, certo? Bem, ela não está errada, mas com certeza não cobre a gigantesca complexidade que o nosso metabolismo contém. Não é segredo também que nossa qualidade de vida está profundamente ligada com o que ingerimos. Entender o que essa complexa máquina que é nosso organismo precisa em termo de ingestão é um dos trabalhos desse profissional. Sobre isso, gosto de dizer:

“Ele trata de uma forma mais preventiva as pessoas, detectando doenças em nível molecular.” 

Ou seja, esse profissional não somente tem a visão clássica de um médico de tratar doenças, como também busca fazer com que o paciente tenha um equilíbrio em seu organismo, de modo que evite que algum adoecimento se repita ou outros aconteçam.

Essa é uma especialização da área médica reconhecida desde 1978 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), requer um curso próprio além de ser feito um exame para aprovação desse título.

No Brasil essa especialização, assim como seu termo, foi proposta pelo Prof. Dr. José Evangelista (in memorian) em 1973 e, juntamente com sua esposa Dra Clara Sambaquy Evangelista (in memorian) criaram a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Qual a diferença do Nutrólogo para o Nutricionista? 

Essa é uma dúvida frequente, não precisa se envergonhar se a distinção entre esses profissionais ainda não ficou clara para você. Então, somente para frisar, irei repetir, o Nutrólogo é um graduado em Medicina com especialidade em nutrologia médica.

Ele tem uma visão mais aprofundada e global do organismo, assim como a capacidade de prescrever medicamentos, solicitar certos exames, e outras coisas além de prescrever dietas. Sobre esse ponto, eu digo:

“É um médico que tem uma visão mais global do corpo da pessoa. Ele prescreve dietas? Prescreve também, mas ele avalia primeiro como está o equilíbrio do metabolismo da pessoa.” 

O nutricionista, por outro, lado é um graduado em Nutrição que pode se especializar em áreas como a clínica, a funcional, entre outras. Muitas vezes esses profissionais trabalham juntos em muitos casos, complementando suas áreas de conhecimento, assim como eu mesmo faço.

Caso essa distinção ainda não tenha ficado clara, confira o artigo que criei especificamente sobre essa diferença clicando aqui.

Em quais casos o nutrólogo age? 

Entendendo a origem dessa especialização, assim como a distinção desse profissional para o Nutricionista, talvez agora você consiga ter uma ideia mais clara dos casos nos quais ele age. Mas vou te ajudar citando alguns exemplos. O médico nutrólogo pode ajudar a:

  • Buscar o emagrecimento (diminuição da taxa de gordura) e hipertrofia (ganho de  massa muscular).
  • Avaliar a produção hormonal e entrar com a reposição de hormônios quando necessário
  • Tratar a ansiedade e stress
  • Melhorar a qualidade do sono
  • Aumentar a disposição e energia das pessoas
  • Melhorar o ritmo intestinal e a qualidade da flora intestinal

Entre tantos outros. Assim, ele atua na prevenção, pesquisa, acompanhamento e tratamento de doenças, além de auxiliar no alcance de certas “metas” para o organismo.

E então, já entendeu melhor o papel desse profissional? Restou alguma dúvida? Entre em contato em qualquer caso!