Existem produtos mais naturais, tão saborosos quanto o açúcar branco, que vão te ajudar a ficar em forma, além cuidar da beleza e da saúde

Nós já sabemos que o açúcar favorece a obesidade  ,o câncer, o envelhecimento da pele, desequilíbrios hormonais (o que nos leva a ter vontade de comer mais do que devemos), problemas metabólicos, entre diversos outros malefícios. Então, por que continuar consumindo esse ingrediente? Ahhhh, doutor, mas eu não consigo ficar sem algo doce. Tudo bem, você não precisa tirar o “doce” da sua vida, basta fazer boas opções. É sobre isso que vou falar neste texto. Continue lendo!

ONDE O AÇÚCAR REFINADO SE ESCONDE

Antes de falar sobre as alternativas saudáveis que podem te afastar do risco que o consumo do açúcar traz, preciso fazer um alerta sobre os produtos que contém esse ingrediente, sem que você saiba. A grande maioria dos produtos industrializados, isso inclui os salgados também, leva açúcar (de alguma forma) em sua receita. Ele pode vir no rótulo com um codinome:

*Sacarose

*Frutose

*Maltodextrina

*Lactose

*Dextrose

*Xarope de milho

*Xarope de malte

*Açúcar invertido

Por ser um ingrediente barato, o açúcar é usado em abundância na produção desses produtos. Então, fique de olho nos rótulos!

SUBSTITUTOS SAUDÁVEIS PARA O AÇÚCAR

Substituir o açúcar refinado pode ser mais fácil do que você imagina. Existem muitos ingredientes capazes de substitui-lo com sucesso, sem comprometer o prazer e a sua saúde.

Stevia

Adoçante natural que não possui calorias e nem está relacionado a nenhum tipo de doença do coração, muito menos à obesidade.

Xarope de batata-yacon

Possui 1/3 das calorias do açúcar e é rico em compostos que alimentam as bactérias benéficas do nosso intestino.

Xilitol

Extraído do milho e possui apenas 2,4 calorias por grama e com o gosto bastante parecido com o do açúcar.

Açúcar mascavo

Possui a mesma quantidade de calorias do açúcar refinado, mas tem menor índice glicêmico e ainda é rico em ferro, zinco, cálcio, vitaminas do complexo B e potássio.

Eritritol

Não possui nenhuma ligação ao aumento de açúcar e da insulina no sangue, assim como não há nenhuma ligação com o aumento dos triglicerídeos e colesterol.

Eu sou o Dr. Arthur Rocha, médico membro da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e estou aqui para te ajudar a fazer escolhas saudáveis para uma vida com muito mais qualidade e bem-estar.

LEIA TAMBÉM:  Existe uma dieta apropriada para você ).