Neste artigo, abordaremos de forma sistêmica, sobre como desequilíbrios hormonais podem influenciar algumas doenças.

Os hormônios, como substâncias produzidas pelo sistema endócrino, desempenham um papel vital no controle de diversas funções do corpo. Quando apresentam desequilíbrio, podem desencadear em alguns incômodos e condições severas à saúde. Acompanhe a seguir e entenda o porquê de certas disfunções hormonais serem graves.

Condições desenvolvidas por desequilíbrios hormonais

  1. Hipotireoidismo: ocorre quando a glândula tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes, podendo resultar na desaceleração do metabolismo e levando a sintomas como fadiga, ganho de peso, pele seca, constipação e depressão;
  2. Hipertireoidismo: doença caracterizada pela superprodução de hormônios tireoidianos. Podendo causar perda de peso não intencional, ansiedade, aumento da frequência cardíaca, tremores e irritabilidade;
  3. Diabetes Mellitus: esta é uma doença crônica diretamente relacionada à regulação do hormônio insulina. No diabetes tipo 1, o corpo não produz insulina suficiente, já no tipo 2, as células não respondem corretamente à insulina. Em ambos os tipos, os níveis de açúcar no sangue são elevados, causando uma série de problemas de saúde, como danos nos vasos sanguíneos, nervos e órgãos;
  4. Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP): A SOP é uma condição relacionada a desequilíbrios hormonais que afetam mulheres. Há casos de altos níveis de androgênios (hormônios masculinos) e resistência à insulina, o que pode levar a irregularidade menstrual, acne, crescimento de pelos faciais e ganho de peso;
  5. Osteoporose: condição de enfraquecimento dos ossos, tornando-os mais suscetíveis a fraturas. A falta de hormônios, como estrogênio (especialmente em mulheres na pós-menopausa) pode contribuir para a perda óssea.
  6. Hipopituitarismo: ocorre quando a glândula pituitária não produz hormônios em quantidade suficiente, afetando múltiplos sistemas do corpo e causando fadiga, fraqueza, problemas de crescimento e disfunção hormonal em outras glândulas endócrinas.
  7. Hipogonadismo: esta condição envolve uma deficiência nos hormônios sexuais, como testosterona em homens e estrogênio em mulheres. Assim, pode causar sintomas como disfunção sexual, fadiga, perda de massa muscular e mudanças de humor.
  8. Doença de Addison: esta é uma deficiência de hormônios adrenais, especialmente o cortisol. Isso pode levar a fadiga extrema, perda de peso, pressão arterial baixa e desequilíbrios eletrolíticos potencialmente perigosos.
  9. Síndrome de Cushing: resulta do excesso de cortisol, geralmente devido a um tumor nas glândulas adrenais. Os sintomas incluem ganho de peso na parte superior do corpo,  inchaço no rosto, estrias e hipertensão.

O tratamento dessas doenças pode incluir terapia hormonal, medicamentos e mudanças no estilo de vida a depender da condição específica.

Vale ressaltar que o tratamento adequado dessas doenças só é possível com um diagnóstico preciso e associado a abordagem individualizada. Ou seja, com a supervisão de um médico endocrinologista ou especialista em hormônios para o bem-estar.