Uma arritmia cardíaca é um problema de ritmo que se desenvolve quando os impulsos elétricos no coração não funcionam de forma eficaz. O batimento cardíaco irregular leva o coração a assumir uma batida rápida ou excessivamente lenta.

Uma arritmia cardíaca típica parece uma vibração no peito e pode ser problemática para o indivíduo afetado. Embora nem sempre seja fatal, se não for tratada, podem surgir graves problemas.

Tratamento do batimento cardíaco lento

Os batimentos cardíacos lentos, também conhecidos como bradicardias, podem ser corrigidos, mas nem sempre podem revelar uma causa. Um marcapasso é frequentemente usado para corrigir o problema porque a maioria dos medicamentos não são confiáveis para efetivamente acelerar o coração.

Um marcapasso pode ser implantado no peito perto da clavícula. Quando a frequência cardíaca é muito lenta ou parar completamente, o marcapasso estimula o coração enviando um impulso elétrico. A estimulação do marcapasso leva o coração de volta a bater em uma taxa constante.

Tratamento do batimento cardíaco rápido

As opções de tratamento para um batimento cardíaco rápido podem incluir uma série de métodos, desde medicação até manobras vagais. A medicação é o método mais comum, usado para corrigir os batimentos cardíacos rápidos. Embora a medicação não cure o problema, eles podem minimizar os sintomas.

As manobras vagais podem ser realizadas em casa e podem ser instruídas por seu médico cardiologista. No caso de ocorrer uma arritmia, manobras específicas, como segurar a respiração ou mover sua cabeça e tossir, podem fazer com que o coração diminua lentamente. Embora nem sempre sejam eficazes, mas podem ajudar na eliminação de arritmias menores.

Ablação é outra forma de tratamento que é eficaz para arritmia. Através deste procedimento, um ou mais cateteres são colocados nos vasos sanguíneos em direção ao coração interno. Os eletrodos são aquecidos para parar a arritmia.

Tratamento para casos graves

Casos graves de arritmia podem exigir um dispositivo implantável quando outros métodos não conseguem corrigir o problema. Um marcapasso ou ICD pode ser implantado. Um marcapasso é tipicamente usado para batimentos cardíacos lentos que são propensos a parar, enquanto um ICD pode ser usado se o paciente estiver em risco de uma batida cardíaca perigosamente alta.

Se você acredita que tem algum sintoma de arritmia cardíaca, é melhor ir a um cardiologista imediatamente. Não ignore os sintomas, agende uma consulta e exames.