A desmistificação de verdades sobre esta terapia hormonal e sua eficácia para a conquista da saúde e bem-estar.

A reposição hormonal é um tema que, para algumas pessoas, ainda desperta muitas dúvidas, mas, em meio a esse mar de dúvidas e incertezas, querendo ou não, criam-se muitos mitos sobre o assunto. Pensando nisso, hoje vamos desmistificar e reforçar três verdades sobre a reposição hormonal e explorar cada uma delas. Acompanhe a seguir e boa leitura!

Segurança em Primeiro Lugar: cuidados adequados

A reposição hormonal é um tratamento que pode ser realizado por diversas vias, como a via oral, transdérmica ou implante hormonal. Dentro das opções, o implante, normalmente, é a opção que mais dá resultados com um índice menor de efeitos colaterais, como os bioidênticos absorvíveis. 

Para cada caso, alia-se as necessidades do paciente e a melhor forma de tratamento. Assim, como todo procedimento que envolva a saúde, a reposição deve ser um procedimento prescrito e acompanhado por um profissional, devidamente apto a desempenhar tal papel. Então, é importante realizar uma boa escolha quanto ao profissional que irá realizar o protocolo e acompanhamento, isso garante um tratamento seguro e efetivo.

Benefícios Amplos para a Saúde

A reposição hormonal atua para o reequilíbrio de hormônios, mas também de maneira a otimizar fatores como o bem-estar de maneira global, recuperação da disposição, da libido e, o que muita gente não sabe, a melhoria da saúde óssea. Sendo assim, os hormônios:

  1. Fazem a liberação controlada e constante dos hormônios no organismo, regulando desequilíbrios;
  2. Para as mulheres, auxilia no alívio de sintomas da menopausa, como ondas de calor, suores noturnos, alterações de humor e secura vaginal;
  3. Desempenha o papel de melhorar questões de humor, energia e qualidade de vida;
  4. Melhorar sintomas associados à deficiência hormonal, como fadiga, diminuição da libido e perda de massa muscular;
  5. Quanto à saúde óssea, a reposição hormonal pode ajudar a prevenir a perda de massa óssea em decorrência do envelhecimento.

É importante destacar que os benefícios específicos podem variar de pessoa para pessoa, e a escolha de como será feita essa reposição, deve ser feita em consulta com profissionais de saúde. Além disso, é essencial considerar os potenciais riscos e efeitos colaterais associados a qualquer forma de reposição hormonal, por isso, a necessidade da terapia hormonal ser personalizada, pois cada indivíduo tem necessidades e um histórico médico diferente.

Eficiência e Conforto

Comparados a outras formas de reposição hormonal, como géis, comprimidos, cremes, adesivos e injetáveis, os implantes — como dito no início — apresentam  um número menor quanto a  efeitos colaterais. Além disso, a escolha pelo implante, se destaca pela eficácia, conforto e durabilidade, proporcionando maior comodidade, sem a necessidade de administrar o tratamento diariamente. 

Essa praticidade não apenas aumenta a adesão ao tratamento, mas também oferece uma solução mais conveniente para quem busca resultados consistentes e duradouros.

Portanto, a reposição hormonal é um procedimento seguro e deve ser conduzido e monitorado por um profissional especializado, pois o tratamento hormonal é indicado com base nas necessidades individuais de cada paciente, mediante avaliação médica.