A partir dos 45 anos, aproximadamente, o corpo feminino inicia um processo de transição hormonal, o climatério, essas mudanças continuam a evoluir até chegar à menopausa, quando ocorre a perda espontânea dos hormônios, em média até os 65 anos.

Nesse período é perceptível os sintomas que causam tanto desconforto à maioria das mulheres, uma vez que os hormônios responsáveis por regular o ciclo menstrual e tantas outras funções corporais não são mais produzidos.

A terapia hormonal age então repondo hormônios antes produzidos naturalmente pelo organismo normalizando suas funções, tais como o estrogênio, progesterona e testosterona.

Mulher em fase da menopausa

A menopausa pode piorar bastante a qualidade de vida das mulheres

Descubra o que a terapia hormonal feminina faz no corpo

Ao serem administrados no organismo que já perdeu parte de sua função hormonal, os hormônios têm efeito curativo contra os sintomas decorrentes desse período e preventivo contra os diversos males decorrentes da ausência de níveis hormonais saudáveis.

Veja os principais motivos para a escolha desse tratamento

A ausência de hormônios pode levar a diversos problemas no organismo da mulher. Internamente, essa ausência pode aumentar a chance de osteoporose, infarto, derrame cerebral e aumento do colesterol. Externamente, pode aumentar o acúmulo de gordura, flacidez, celulite. Isso sem contar a indisposição e a diminuição da libido (desejo sexual) que esses déficits podem causar. Isso pode influenciar na autoestima da mulher e levar até mesmo a problemas mentais como depressão.

Observe como a terapia funciona

O tratamento é indicado para mulheres que sofrem com a perda hormonal, de forma moderada a intensa, durante a menopausa. Existem algumas vias para se fazer tal reposição, como via oral, transdérmica ou mais recentemente, a via do implante hormonal. Dentro das opções dos implantes, os que normalmente dão mais resultados com menores índices de efeitos colaterais são os bioidênticos absorvíveis, que são colocados pelo Dr. Arthur Rocha no próprio consultório, em 5 minutinhos e sem dor.

Quer saber mais sobre esses implantes bioidênticos colocados pelo nosso super Médico Nutrólogo?  É só clicar aqui e falar com uma das nossas consultoras