A maioria de nós não quer apenas viver muito tempo. Almejamos viver por muito tempo e com qualidade de vida. Não só queremos adicionar anos à nossa vida – também desejamos acrescentar vida aos nossos anos.

Acontece que o segredo da longevidade saudável não é exatamente um segredo. Vou compartilhar 3 dicas para ter uma vida longa e saudável:

1. Atividade física diária.

A boa notícia aqui é que você não tem que ser um corredor de maratona ou atleta. Na verdade, as pessoas que vivem muito tempo e com qualidade de vida não vão para um Iron Man Triathlon. Elas são simplesmente ativas porque é isso que sua vida exige. Como exemplos temos os agricultores e pescadores. Eles vivem em comunidades onde praticam atividade física de uma forma natural.

Adicione alguma atividade física ao seu dia sempre que puder. E se o seu trabalho é sedentário, certifique-se de ir para um pilates, academia ou apenas uma caminhada – todos os dias.

2. Interligação social.

As pessoas que vivem muito tempo fazem parte de uma comunidade. Elas se reúnem para comemorar. Elas compartilham a felicidade e tristezas um do outro. Elas se apoiam.

Continue fazendo parte de um grupo e interagindo com amigos, vizinhos e família. Se você está um pouco isolado, faça novos amigos. Reavive as amizades. Envolva-se em grupos que compartilhem seus interesses, fé ou paixões. Todos nós precisamos dar e receber amor.

3. Um sentido interior de propósito e alegria.

Pessoas com longevidade excepcional tendem a ser felizes. Elas encontraram propósito e alegria em suas vidas. Mas não há regras aqui – ninguém consegue julgar o que lhe dá propósito ou alegria. Se você gosta de ler livros – leia. Se você gosta de viajar – viaje. Se o seu trabalho lhe dá uma sensação de realização e satisfação, continue trabalhando. É tudo sobre acordar de manhã, abrir os olhos e poder dizer: “Como é bom eu fazer isso todos os dias!”