Chegamos ao 4º passo do meu método de emagrecimento inteligente e nele quero falar sobre a Inibição de apetite.

Você tenta, tenta e tenta fazer dieta mas não consegue porque está sempre com fome? Acha que esse apetite de leão é que está te atrapalhando a emagrecer? Pois saiba que este problema pode estar ligado a alterações hormonais.

Fatores que dificultam a perda de peso

Os hormônios são grandes reguladores do nosso apetite. Alterações na sua liberação podem fazer com que a pessoa tenha muito apetite e demore a ficar saciada. Um grande exemplo é a vontade louca de comer doces que algumas mulheres possuem na TPM, gravidez e amamentação, momentos da vida em que acontecem grandes variações hormonais.

Outro fator muito comum é o sono de má qualidade. Nosso corpo é programado para liberar alguns hormônios durante o dia e outros durante a noite. A insulina, o cortisol e a grelina normalmente estão altos durante o dia. Se você, por algum motivo, não dorme bem, esses hormônios ficam altos durante a noite.

E o que eles fazem? Te dão mais fome no dia seguinte, principalmente por “besteira” e extraem, puxam mais calorias dos alimentos, contribuindo assim para o ganho de peso. Mastigar muito rápido também pode contribuir com o aumento do apetite: nosso principal hormônio da saciedade se chama Leptina. A partir do momento que você começa a comer, ele começa a ser liberado. Mas ele demora cerca de 20 minutinhos para chegar no seu cérebro e avisar que você está saciado. Se você come muito rápido, não dá tempo de ele dar esse sinal e você acaba comendo mais.

Dicas para controlar a fome

Agora que você já entendeu o que pode estar aumentando a sua fome, quero te dar algumas ficas para você tentar controlar esse apetite de leão:

  • Durma bem. Nosso corpo funciona como um reloginho. Ele deve produzir alguns hormônios durante o dia e outros a noite.
  • Mastigue lentamente para dar tempo dos hormônios da saciedade fazerem efeito. Comece sempre pela salada, pois ela é a que menos engorda da refeição. Enquanto você está ali mastigando uma folhinha de alface, os hormônios da saciedade já vão sendo liberados e você vai ter menos fome.
  • Se der vontade de você repetir o prato de comida, espere 15 minutinhos, marcados no relógio. Sabe o que vai acontecer? O hormônio da saciedade vai ter chegado no seu cérebro e você não vai comer mais, pois não era fome, era gula.
  • Tome água com limão de manhã, em jejum. A água com limão ajuda a liberar um hormônio da saciedade chamado colecistoquinina, o que vai diminuir sua fome pela manhã.
  • Dê preferência para alimentos ricos em proteínas como carne, frango, peixes, ovos, feijão; esses alimentos, além de darem mais saciedade do que os carboidratos, exigem que o corpo gaste mais energia para quebrá-los, gastando mais calorias.
  • Evite alimentos industrializados, que normalmente têm muito açucar como pão, biscoito, sucrilhos, macarrão, pizza, sanduíches e refrigerantes. Ao invés desses, prefira uma alimentação mais natural, com bons carboidratos como a mandioca, o cará, a batata doce e a abobrinha verde. Entre as frutas, as melhores para evitar o ganho de peso são limão, melão, morango, pera e maçã.
  • Identificar os gatilhos que podem estar fazendo você ganhar peso é fundamental para um emagrecimento inteligente em longo prazo. Para ler mais sobre os outros 3 passos do meu processo de emagrecimento inteligente, clique aqui .