Saiba como escolher o Whey Protein certo para você! 

Nesse artigo irei falar sobre os diferentes tipos de Whey Protein, um suplemento muito usado para os que procuram ganho de massa ou que precisam de grandes doses de proteína.  

 

Do que ele é feito?  

O Whey Protein é composto, entre outras coisas do soro do leite. Ele é considerado uma proteína de alto valor, pois fornece os aminoácidos essenciais que nosso corpo não produz, conhecidos como BCAA.  

 

A composição exata do Whey Protein depende da “receita” do fabricante em si, no entanto, quanto maior for a sua concentração de proteína, mais ele é considerado de “qualidade”.  

Quais os tipos de Whey Protein existentes?  

 

Como disse, a composição e preparação do Whey geram classificações entre os produtos disponíveis. As classificações são:  

 

* O hidrolisado 

 

Por conta do seu processo de produção ele pode ser um dos mais caros. Isso por que ele possui grandes proteínas isoladas quebradas em partículas menores. Isso proporciona uma absorção mais rápida dos aminoácidos livres, ou seja, muito bom para a construção muscular do póstreino.  

 

Para intolerantes à lactose ele é uma boa opção, mesmo contendo traços de carboidratos e gordura. 

 

* O isolado 

 

Livre de gordura, mas com baixo teor de lactose, esse whey é considerado “puro” pois o corpo consegue absorver aproximadamente 95% das proteínas feitas com essa técnica.  

 

Sua absorção não é tão rápida quanto o whey hidrolisado, mas também é eficiente. Sua ingestão deve ser realizada no pós-treino ou no momento que acordar.  

 

Ele ainda se subdivide em duas categorias a depender do processo utilizado em sua produção: 

 

1.Ion Exchange: filtração por meio de processo químico específico para separação da proteína. 

 

  1. Micro Filtrado: filtragem realizada de maneira mecânica em baixas temperaturas, essa forma, costuma conter menor sódio e estruturas deproteínasmais intactas. 

 

* Concentrado  

 

A quantidade de proteína em wheys feitos dessa forma podem variar de 25 a 89% (normalmente indicado na embalagem), ele possui traços de gordura e lactose na sua composição além de uma absorção mais lenta.  

Qual whey eu devo escolher? 

Essa resposta não é fácil pois depende vários fatores únicos sobre você, como por exemplo:  

 

  • Seu objetivo: qual a quantidade de massa muscular que você procura ganhar? Você procura somente o ganho de massa magra?  

 

  • Sua dieta: você é intolerante à lactose? Qual sua “margem” para carboidratos no dia? Qual sua alimentação que está sendo suplementada?  

 

  • Seu organismo: a depender da sua altura, genética e massa corporal suas necessidades de suplementação variam.  

 

  • Seus exercícios: qual o nível de queima calórica que seu exercício te proporciona? Quanto tempo e quantas vezes na semana você pratica?  

 

Por isso, não há uma única resposta, mesmo que alguns suplementos possuam maior concentração de proteínas do que outros. A dica essencial para isso que eu te dou é: Procure um profissional qualificado para te auxiliar, como um nutrólogo. Seu corpo é único e merece o acompanhamento e análise específico que esse profissional pode te oferecer.  

 

E então, restou alguma dúvida? Há algo em que eu possa te ajudar? Então entre em contato para um agendamento e será um prazer te auxiliar a alcançar a sua meta!