Neste texto vou falar sobre o 3º passo do processo de Emagrecimento Inteligente que criei. Com este passo consigo ajudar meus pacientes e identificar os sintomas de um desequilíbrio hormonal. Os hormônios são fundamentais para a regulação do nosso metabolismo, para a perda de gordura e para o ganho de massa magra, ou seja, de músculos. Se a parte hormonal não estiver bem equilibrada, isso favorece muito o ganho de peso e pode ser o gatilho que está te impedindo de emagrecer.
OS PRINCIPAIS SINTOMAS DA DISFUNÇÃO HORMONAL
As pessoas tendem a pensar em alterações hormonais somente quando têm diminuição do desejo sexual ou alterações no ciclo menstrual, como aumento do sangramento ou menstruação irregular. Mas as alterações vão muito além disso. Eu poderia ficar o resto do dia citando sintomas dessas alterações hormonais, mas vou listar apenas os mais comuns:
- Cansaço fácil
- Indisposição
- Sono excessivo
- Queda de cabelo
- Unhas frágeis
- Retenção de líquido
- Fome excessiva
- Compulsão alimentar
- Alterações de humor
- Insônia
- Depressão
- Dificuldade em emagrecer
A lista é bem grande. E como você pode perceber, são sintomas que não são muito específicos e por isso muita gente tem dificuldade em desconfiar dessa alteração. O fato é que, à medida que o tempo passa, nosso corpo tende a diminuir a produção hormonal. E qualquer alteração nesse equilíbrio pode te fazer ganhar peso ou ter dificuldade em emagrecer, pois eles são os grandes reguladores de nosso organismo. É por isso que esse passo do meu método de Emagrecimento Inteligente é tão importante. Eu faço uma investigação muito profunda. Você já leu sobre o 1º e 2º passos para o Emagrecimento Inteligente? Eles também são muito importantes! Clique Aqui!
QUAIS OS PRINCIPAIS HORMÔNIOS EM NOSSO ORGANISMO?
Existem dezenas de hormônios em nosso corpo. Os mais conhecidos são insulina, hormônios da tireoide, testosterona, estrógeno e progesterona. Mas existem diversos outros tão importantes quanto, como por exemplo cortisol, melatonina, GH (hormônio do crescimento) leptina e grelina. Se você já tem alteração hormonal, não tem jeito. Você precisa se tratar com um médico especialista. Principalmente se tem como meta emagrecer! Depois de realizar esse terceiro passo, meus pacientes já começam a apresentar resultados positivos.
O QUE FAZER PARA EVITAR AS ALTERAÇÕES HORMONAIS?
- Primeiro: durma bem. Nosso corpo funciona como um reloginho. Ele deve produzir alguns hormônios durante o dia e outros durante a noite. Isso se chama ciclo circadiano. Se você dorme mal, essa produção de hormônios vai virar uma bagunça e você pode engordar.
- Faça um prato de comida bem colorido. Quanto mais colorido, mais vitaminas e minerais diferentes você vai estar comendo. E isso é fundamental para a produção dos seus hormônios.
- Use sal iodado, pois o iodo é essencial para o bom funcionamento da tireoide. Se for usar sal sem iodo, tem que repor o iodo com outras fontes como, por exemplo, o Lugol.
- Consuma alimentos ricos em ferro e zinco, pois eles são muito importantes para deixar o cabelo e as unhas mais fortes e também para a tireoide. Alimentos como carne vermelha, frango, peixe, feijão, castanhas e brócolis são ricas nessas vitaminas.
- Se você está inchando muito, a minha dica é fazer uso de chás diuréticos como chá de cavalinha, hibiscos ou chá verde com abacaxi.
Identificar os gatilhos que podem estar fazendo você ganhar peso é fundamental para um emagrecimento sustentável em logo prazo.