Se você quer um emagrecimento inteligente ou ganho de massa muscular, é preciso entender a diferença. Eu vou revelar tudo neste texto
Confundir esses nutrólogo com nutricionista é bastante comum. Mas depois de ler este texto você vai entender que as competências dos dois são diferentes. E, ao mesmo tempo, eles se complementam. Para quem quer seguir pelo caminho do emagrecimento inteligente ou tem como meta a hipertrofia muscular, precisa entender essas diferenças para conquistar melhores resultados (veja mais no final deste texto).
Tudo começa pela formação
O nutricionista é o profissional graduado em Nutrição que pode se especializar em diferentes áreas como esportiva, funcional, clínica e diversas outras. O Nutrólogo é graduado em Medicina e tem especialidade em nutrologia médica. A função do nutrólogo, como médico, não é fazer engordar ou emagrecer, mas sim analisar o organismo do paciente, com exames específicos, e detectar o que está acontecendo de errado. Assim, ele consegue descobrir porque esse paciente tem dificuldade em perder ou ganhar peso ou não consegue resultados no processo de hipertrofia muscular.
A nutrologia se associa a outras áreas da medicina
Embora sua especialidade seja em alimentação, o nutrólogo, como médico, também é capacitado para relacionar os problemas do paciente com outras áreas e especialidades como a Cardiologia, a Medicina Esportiva, a Oncologia e outras. Claro que o profissional não realiza o que cabe a cada especialidade, mas ele compreende e orienta os pacientes a elas.
O Diagnóstico é do nutrólogo
Como médicos, os nutrólogos são capacitados de diagnosticar por exemplo:
- Anemia;
- Diabetes;
- Câncer;
- Hipertensão;
- Questões hormonais;
- Tireopatias;
- Ovário micropolicístico.
E diversos outros possíveis diagnósticos. Em casos, por exemplo, em que o paciente é obeso, o nutrólogo analisa as causas que levaram ao sobrepeso e, até mesmo, se obesidade gerou impacto sobre o metabolismo e em qual extensão. Nesse caso, o médico analisa, entre outros:
• Se houve alteração da glicose e insulina;
• Como está colesterol;
• A condição do ácido úrico do paciente;
• Se há problemas como triglicérides e esteatose hepática (figado gorduroso).
Tudo isso faz parte do escopo dos conhecimentos que o profissional médico precisa ter.
Exames e medicamentos é com nutrólogo
Somente os nutrólogos podem solicitar exames específicos para diagnosticar melhor o paciente e, em casos que seja necessário, medicá-lo. Em casos que o paciente precisa também de nutrição Endovenosa, essa responsabilidade é somente dele.
Diferentes, mas não somos rivais
Você deve estar pensando que considero os dois profissionais como rivais de alguma forma, certo? Muito pelo contrário, considero que o Nutricionista é capacitado com conhecimentos profundos sobre dietas específicas para deficiências de pacientes. E em alguns casos, ambos podem trabalhar em conjunto. No caso do meu programa de Emagrecimento Inteligente, o nutricionista tem papel fundamental. Tudo começa com uma consulta aprofundada e a realização de exames específicos. Com isso, eu consigo detectar possíveis distúrbios silenciosos como problemas hormonais, intestinais, alteração no sono, ansiedade e inflamações. Distúrbios sanados, é hora de montar um plano para que o paciente atinja seus objetivos. É nesse momento que nutólogo e nutricionista trabalham juntos para montar o melhor protocolo. Tudo para o bem de nossos pacientes!