O que causa a hipertensão arterial?

A pressão arterial é a medida da força do sangue empurrado contra as paredes dos vasos sanguíneos. O coração bombeia o sangue para as artérias (vasos sanguíneos), que transportam o sangue por todo o corpo. A pressão arterial alta, também chamada de hipertensão arterial, é perigosa porque faz com que o coração trabalhe mais para bombear o sangue e provoca o endurecimento das artérias, contribuindo para o desenvolvimento de diversas doenças como aterosclerose, acidente vascular cerebral (derrame), infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco), arritmias, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, retinopatia, etc.

Qual é a pressão arterial normal?

A leitura da pressão arterial é feita em milímetros de mercúrio (mmHg), apresentando um número superior (pressão arterial sistólica) e um inferior (pressão arterial diastólica).

As faixas são:

Normal: Menor que 120 por 80 (120/80)

Pré-hipertensão: 120-139 por 80-89

Fase 1 Pressão arterial alta: 140-159 por 90-99

Fase 2 Pressão arterial alta: 160 ou mais por 100 ou mais

A pressão arterial alta em pessoas com mais de 60 anos: 150 ou mais por 90 ou mais

As pessoas que possuem pressão arterial acima desse limite devem consultar um médico cardiologista.

Pressão arterial alta é sinônimo de hipertensão arterial?

A pressão arterial do ser humano pode variar durante o dia e tende a ficar mais baixa durante a noite, o chamado descenso noturno fisiológico. Alguns fatores podem alterar a pressão arterial e não significar necessariamente doença, como estresse, ansiedade, ingestão de cafeína recente, bexiga cheia, medicamentos, privação do sono, etc. O cardiologista deve sempre levar em consideração tais fatores antes de fechar o diagnóstico de hipertensão arterial.

O que causa hipertensão arterial?

Na maioria das vezes, o aumento da pressão arterial não tem uma causa única. Mas diversos fatores podem contribuir para isso, como:

• Genética
  • Antecedentes familiares de hipertensão arterial
  • Idade avançada
  • Tabagismo Etilismo
  • Obesidade ou sobrepeso
  • Sedentarismo (falta de atividade física)
  • Excesso de sal na alimentação
  • Estresse
  • Doença renal crônica
  • Doenças das glândulas suprarrenais
  • Distúrbios da glândula tireoide
  • Síndrome da apneia obstrutiva do sono

Hipertensão essencial

Por volta de 95% dos casos relatados de pressão arterial alta, a causa não pode ser determinada. Este tipo de pressão arterial alta é chamado de hipertensão essencial.

Embora a causa exata da hipertensão essencial não tenha sido definida, tal patologia tem sido associada a diversos fatores de risco, como histórico familiar, idade avançada, obesidade, diabetes mellitus, sedentarismo, alcoolismo e tabagismo. Hipertensão essencial também é muito influenciada pela alimentação e estilo de vida. A ligação entre o sal e a hipertensão arterial é especialmente convincente. As pessoas que vivem nas ilhas do norte do Japão comem mais sal per capita do que qualquer outra pessoa no mundo e têm a maior incidência de hipertensão essencial. Em contraste, as pessoas que não abusam do sal, têm menor tendência à hipertensão essencial. A ingestão insuficiente de nutrientes como potássio, cálcio e magnésio podem contribuir também para elevar os níveis da pressão arterial.

Hipertensão secundária

Quando uma causa direta para a hipertensão arterial pode ser identificada, a condição é descrita como hipertensão secundária. Entre as causas conhecidas de hipertensão arterial secundária, a doença renal está em primeiro lugar. A hipertensão secundária também pode ser desencadeada por tumores ou anormalidades de glândulas, como doenças da tireoide e das suprarrenais (pequenas glândulas sobre os rins). Doenças dessas glândulas podem levar a uma produção excessiva de hormônios sanguíneos, contribuindo para alterações no metabolismo corporal e consequentemente aumento da pressão arterial. As pílulas anticoncepcionais, especificamente as que contêm estrogênio, também podem contribuir para aumento da pressão arterial.

Como posso prevenir a hipertensão arterial?

A hipertensão arterial é uma doença muito perigosa porque na maioria das vezes não dá sinais ou sintomas de alerta. Felizmente, você pode descobrir se tem pressão arterial alta fazendo um check-up cardiológico regularmente. O check-up é indicado para todos os adultos e deve ser realizado anualmente com um cardiologista de confiança.

Manter um peso saudável: o excesso de peso pode torná-lo de duas a seis vezes mais propenso a desenvolver hipertensão arterial. Mesmo pequenas quantidades de perda de peso podem fazer uma grande diferença para ajudar a prevenir ou a tratar a hipertensão arterial.

Praticar regularmente exercícios físicos: pessoas que são fisicamente ativas têm menor risco de desenvolver hipertensão arterial. Em comparação com pessoas sedentárias, as pessoas que praticam exercícios têm um risco 20% a 50% menor de desenvolver hipertensão arterial. Mesmo atividades leves, se realizadas de maneira regular, podem ajudar a reduzir o risco.

Reduzir a ingestão de sal: o sal é um dos grandes vilões do controle da hipertensão arterial. O paciente hipertenso deve ingerir no máximo 6 gramas de sal em 24 horas, dando preferência para outros temperos.

Beber álcool com moderação: beber muito álcool pode aumentar a pressão arterial. Para ajudar a prevenir a pressão arterial alta, limite a quantidade de álcool ingerida a por dia. Mulheres são ainda mais sensíveis ao álcool. Reduzir o estresse: o estresse pode fazer a pressão arterial subir, e ao longo do tempo, pode contribuir para o desenvolvimento de hipertensão arterial. Existem muitas medidas que você pode tomar para reduzir o estresse, como diminuir a carga de trabalho e aumentar o tempo com atividades prazerosas.

Alguns nutrientes também podem ajudar a prevenir a hipertensão arterial como: potássio, cálcio, magnésio, óleos de peixe, etc.

Conte sempre com o Dr. Arthur Rocha para te ajudar a prevenir ou tratar a hipertensão arterial!