Cada nutriente é necessário para a saúde do coração, responsáveis para produzir a Trifosfato de adenosina (ATP). Sem a quantidade suficiente, suas células não podem funcionar corretamente. O mau metabolismo do ATP pode fazer com que o coração se torne fraco e ineficiente, o que pode levar a uma qualidade de vida significativamente comprometida. É por isso que os nutrientes para a saúde cardíaca, como coenzima Q10, L-carnitina, magnésio e D-ribose são tão importantes.
Veja como cada um desses nutrientes contribui para o processo de produção de ATP e, portanto, um coração saudável.
Coenzima Q10 (CoQ10)
Coenzima Q10 (CoQ10), um dos principais nutrientes para a saúde do coração, é uma substância semelhante a uma vitamina que é feita naturalmente no corpo e crucial para a saúde do coração. No entanto, a produção diminui com a idade e a má alimentação, é significativamente prejudicada por medicamentos estatinas.
Coenzima funciona no corpo de duas maneiras. Primeiro é como uma escolta. Dentro de nossas células, os elétrons são extraídos dos alimentos que comemos para produzir ATP. As moléculas CoQ10 desempenham um papel central nesse processo ao desligar os elétrons entre as enzimas. O segundo papel que o CoQ10 desempenha é como um eliminador de radicais livres, que é uma habilidade crítica porque a produção de ATP gera muita atividade de radicais livres. Nesta capacidade antioxidante, o CoQ10 ajuda a proteger as membranas celulares e o tecido arterial do estresse oxidativo e do dano inflamatório.
L-Carnitina
A L-carnitina, outro dos principais nutrientes para a saúde do coração, é um composto solúvel em água que se encontra principalmente na carne – especialmente no cordeiro. O corpo também o produz.
O papel da L-carnitina na produção de ATP é também como uma escolta, e é vital para isso. É a única molécula em nossas células com a capacidade de mover ácidos graxos para as mitocôndrias. Esta função é crítica porque o coração obtém 60% de seu combustível de gordura! Igualmente importante, a carnitina também carrega os resíduos gerados pelo metabolismo da ATP para fora das mitocôndrias.
Magnésio
Todas as reações enzimáticas envolvendo ATP requerem magnésio. As pessoas obtêm magnésio através da alimentação (vegetais de folhas verdes, amêndoas, cajus, sementes de abóbora, feijão, figos, damascos e bananas são todos ricos em magnésio) e água potável rica em minerais. No entanto, a deficiência de magnésio é comum devido a uma dieta fraca, estresse emocional e físico e ao uso prolongado de diuréticos.
D-Ribose
D-ribose é um derivado de açúcar de ocorrência natural de ATP que ajuda a alimentar a regeneração de energia quando seu corpo não pode criá-lo rapidamente o suficiente. Por exemplo, quando o coração está sob estresse e necessitando de oxigênio – durante exercícios pesados. Indivíduos com isquemia têm baixos níveis de ribose, o que compromete a capacidade do coração de regenerar a ATP.