Saiba como dormir bem ajuda o seu corpo!
Você se revira de um lado para o outro da cama. O corpo está cansado, mas a cabeça parece não querer desligar. Você precisa estar revigorado para seus compromissos no dia seguinte, mas quando dorme, acaba conseguindo pouco ou nenhum descanso real… Você está se identificando com essa situação?
Uma boa noite de descanso, às vezes, pode parecer uma “meta impossível” para você, mas não é bem assim. Nesse artigo, eu irei abordar a importância do sono para a sua saúde, assim como também apresentar possibilidades para que tente reverter essa situação e “dormir como um bebê”. Confira!
Os benefícios de uma boa noite de sono
Nosso corpo não é uma máquina que pode funcionar sem parar, por isso, dormir é uma necessidade biológica para que o nosso organismo possa:
- Consolidar as memórias do dia que passou: armazenando o que aprendeu, sentiu ou viu enquanto estava acordado;
- Curar células lesionadas: feridas, por exemplo, são cicatrizadas mais rapidamente nesse período;
- Descansar os músculos: para que estejam recuperados para as atividades do dia seguinte;
- Reforçar nossa imunidade: as nossas “defesas” contra doenças são reabastecidas durante nosso sono;
- Regular nossa função hormonal: o hormônio de crescimento, por exemplo, é ajustado enquanto dormimos;
- Descansar o coração: o nosso sistema cardiovascular trabalha em um passo mais lento para que esteja revigorado para o próximo dia;
Muita coisa, não acha? E dormir bem ainda tem papel fundamental na prevenção da depressão, ansiedade e doenças como o Alzheimer.
No entanto, para trazer esses benefícios, nosso cérebro precisa fazer “ciclos” entre diferentes estados de sono, que vou abordar em seguida.
O que acontece enquanto dormimos?
Para que você descanse bem, normalmente são necessárias de 7 a 9 horas para que os “ciclos do sono” se repitam o bastante.
Então, imagine que está indo dormir agora, as etapas do que que deve acontecer são:
- A primeira fase do sono leve: sua respiração vai diminuindo a frequência, seus olhos se tornam pesados e você vai adormecendo sem notar. Essa é uma parte sensível (que costuma durar dez minutos) onde barulhos e luzes podem te acordar com facilidade;
- Segunda fase do sono leve: seu corpo relaxou e você está dormindo, no entanto, a mente ainda continua alerta para estímulos ao seu redor;
- Sono profundo: nessa terceira etapa seus músculos relaxam totalmente e buscam se recuperar, enquanto sua sensibilidade aos barulhos diminui muito. Ainda não há sonhos, somente um estado de “desligamento” da mente.
- O sono REM (sigla em inglês para “movimento rápido dos olhos”): sua atividade cerebral de repente fica intensa para registrar o aprendizado e suas memórias. Os olhos podem se mover rapidamente, pois são estimulados por esse “pico” de ação do cérebro. Nessa etapa, você se prepara também para vivenciar e aprender mais coisas em um novo dia. Essa fase dura entre 20 e 30 minutos e é durante ela que podemos ter os sonhos.
Agora, se uma dessas etapas não acontece devidamente, ou se esse processo não se repete o bastante, você tem o quadro conhecido como insônia. Esse quadro irá te privar de todos aqueles benefícios listados anteriormente, como também irá te tornar mais suscetível a:
- Mudanças de humor
- Irritabilidade;
- Dores de cabeça;
- Falta de atenção e produtividade (sonolência);
- Problemas gastrointestinais.
Entre outros problemas gerados. Mas isso não é uma “sentença” para toda sua vida, entenda o que pode ser feito a seguir.
Hábitos que ajudam a combater a insônia
Lembre-se que você precisa se comprometer a realizar uma mudança para que consiga reverter ou melhorar o seu quadro. Então, seja mais “firme” sobre:
- Seus horários para dormir: se eles forem mais regulares, seu corpo irá naturalmente entender que é hora de iniciar o ciclo do sono;
- Pratique atividade física: os hormônios liberados (como a endorfina que gera sensação de prazer), assim como a fadiga muscular gerada pelo exercício, irão tornar o seu descanso mais regular. No entanto, não é aconselhado praticar exercícios em até três horas prévias ao sono, para que não haja o efeito oposto. Inclusive, fiz um blog sobre outros benefícios da atividade física que você pode conferir aqui.
- Prepare o ambiente: procure manter-se longe de barulhos e luzes para que as primeiras fases do sono se iniciem;
- Nada de comidas pesadas: principalmente perto do jantar, comidas mais leves tornam a digestão mais simples fazendo com que seu estômago tenha menos trabalho para digerir alimentos. Também ajuda se evitar o excesso de café e energéticos.
- Procure relaxar a noite: leia, medite ou faça atividades que te deixe menos estressado. Assim, você evita levar aquela “carga” do seu dia para a sua cama.
No entanto, antes mesmo disso tudo, minha principal dica é “procure um médico”. E vou te explicar a razão disso logo abaixo.
A importância de um profissional qualificado para dormir melhor
Não é sempre que a insônia é o resultado de uma rotina ou hábitos ruins. Muitas vezes, esse quadro pode ser um indicativo para doenças maiores como Parkinson, Insuficiência Cardíaca, Refluxo, Artrite, Câncer ou distúrbios e alterações hormonais. Então, é aconselhado que você retire essas possibilidades do caminho primeiro.
Assim você irá “avaliar” seu organismo com ênfase e do que ele realmente precisa para reverter um quadro de insônia. Então, vá a um profissional médico qualificado para entender “o que seu corpo está tentando te dizer” e ter o melhor aconselhamento como prosseguir a partir daí.
E então, ainda tem mais alguma dúvida? Então entre em contato! Será um prazer te atender!