O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas adrenais em resposta ao estresse.

Ele é muitas vezes referido como o “hormônio do estresse” e é conhecido, incluindo o metabolismo de gordura e carboidratos. No entanto, quando produzido em excesso, o cortisol pode interferir no seu emagrecimento.

Estresse engorda?

Quando você está estressado, o cortisol é liberado na corrente sanguínea. Isso leva a um aumento dos níveis de açúcar no sangue e a uma diminuição da insulina.

 E como o Hormônio do Stress que prejudica o emagrecimento?

Como resultado, o corpo pode começar a armazenar mais gordura, especialmente na região abdominal. O cortisol também pode levar a um aumento do apetite, o que pode levar a comer em excesso e a ganhar peso.

Além disso, o cortisol pode interferir na sua capacidade de queimar gordura. Quando os níveis de cortisol estão altos, o corpo pode começar a quebrar o tecido muscular em vez de gordura para produzir energia.

Isso pode levar a uma diminuição do metabolismo, o que significa que o corpo queima menos calorias em repouso.

Existem várias maneiras de controlar os níveis de cortisol no corpo e ajudar no seu emagrecimento. Aqui estão algumas dicas:

  1. Gerencie o estresse: Encontre maneiras de lidar com o estresse, como meditação, yoga, exercícios físicos, terapia, hobbies, ou qualquer outra atividade que te ajude a relaxar.
  2. Durma bem: A falta de sono pode aumentar os níveis de cortisol. Tente dormir pelo menos sete horas por noite e estabelecer uma rotina regular de sono.
  3. Faça exercícios: O exercício físico pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol no corpo.Tente fazer pelo menos 30 minutos de atividade física moderada por dia, como caminhada, corrida, natação, ou qualquer outra atividade que você goste.
  4. Coma bem: Uma dieta equilibrada e saudável pode ajudar a controlar os níveis de cortisol. Evite alimentos processados e ricos em açúcar, e opte por alimentos ricos em nutrientes como frutas, vegetais, proteínas magras e carboidratos complexos.

Em resumo, o cortisol é um hormônio importante no corpo, mas em excesso pode interferir no seu emagrecimento.

Gerenciar o estresse, dormir bem, fazer exercícios e comer bem são maneiras eficazes de controlar os níveis de cortisol e ajudar a alcançar seus objetivos de perda de peso.