Conheça mais sobre a retenção de líquidos e seus principais sintomas

A retenção de líquidos ocorre quando os vasos sanguíneos (capilares) se tornam inchados e deixam escapar fluidos (principalmente água) entre as células de uma área do corpo, causando um inchaço ou edema e até mudanças no peso.  As principais áreas onde ocorre são os tornozelos, as pernas, as mãos e a barriga. 

 

Esse quadro tem diferentes causas possíveis (que vou abordar abaixo), estando fundamentalmente ligada à fatores biológicos, aos hábitos e a alimentação de todos nós. Saiba como identificar esse quadro, como é seu tratamento e como adquirir um estilo de vida que previna essa doença lendo esse blog até o fim!  

Os sintomas da retenção de líquidos

Como disse antes, há algumas áreas em que é mais comum a retenção, no entanto, isso pode variar em cada caso. Os principais sintomas dessa doença são:

 

  • Inchaço no tornozelo e na perna: uma sensação de “peso” e dor constantes, principalmente em pessoas que passam muito tempo sentadas ou em pé no trabalho. Roupas e calçados desconfortáveis podem maximizar esse sintoma. É comum o aumento de veias ou alteração na cor da pele.

 

  • Inchaço na parte baixa do abdômen: na área do umbigo e ao redor dele, é comum notar um inchaço.

 

  • Inchaço no rosto: principalmente na área dos olhos, há a sensação de aumento, inchaço e desconforto.

 

Erupções cutâneas e febre: em casos de maior gravidade, esses sintomas geralmente são comuns. 

 

Uma ideia para saber se HÁ RETENÇÃO DE LÍQUIDOS é pressionar a região do tornozelo com a ponta do dedo por alguns segundos e verificar se a pressão deixa uma marca profunda, se isso for acompanhado de outros sintomas, é necessário cuidado.

Mas lembre-se que essas dicas não substituem o diagnóstico de um profissional qualificado, ok?

As causas da retenção de líquidos

 

A retenção de líquidos pode ser desencadeada por diversos fatores internos e externos, como:

 

  • Excesso de sal nos alimentos: Uma dieta carregada em sódio tende a causar o inchaço dos vasos capilares;

 

  • Deficiência de nutrientes como o magnésio, a vitamina B6 e o potássio.

 

  • Sedentarismo: a atividade física ajuda na manutenção e performance de diversas partes do nosso corpo incluindo nosso sistema circulatório.

 

  • Calor: tempos quentes tendem a causar uma retenção de líquidos por parte do corpo. É importante uma maior hidratação nessas épocas.

 

  • Alterações hormonais: esse sintoma é característico do sexo feminino, que geralmente apresentam hormonais fortes na menstruarão e grávidas.

 

  • Outras doenças: a retenção de líquidos pode ser causada por outros quadros como a insuficiência cardíaca, hepática, vascular ou renal, doença pulmonar e câncer.

 

Também há casos onde viagens de avião e reações a medicamentos podem gerar os sintomas relacionados a retenção.

A importância de um profissional qualificado e o tratamento da doença

 

É importante saber que identificar os sintomas dessa doença não quer dizer que você pode deixar de procurar o médico. Lembre-se que a retenção de líquidos pode estar “apontando” para um quadro mais severo, seja outras doenças ou hábitos nocivos ao seu corpo.

Profissionais como o Nútrólogo estão capacitados para identificar, prevenir e tratar esse quadro.

As possibilidades de tratamento variam de acordo com o quadro, podendo incluir ingestão de chás ou remédios diuréticos, mudanças nos hábitos e nutrição, drenagem linfática, entre outros. Mas escolher qual é a opção correta para seu caso cabe somente ao seu médico.

 

E então, tem mais alguma dúvida? Gostaria de saber algo? Então entre em contato e agende uma consulta! Será um prazer te atender!