A testosterona baixa na mulher pode ser notada através do aparecimento de alguns sinais, como desinteresse sexual, diminuição da massa muscular, ganho de peso e diminuição da sensação de bem-estar, e essa situação está normalmente relacionada com insuficiência adrenal e com a menopausa.
Hoje, eu reuni perguntas que ouço em consultório sobre esse tema!
Veja abaixo 3 perguntas que sempre respondo.
Qual a recomendação para o uso de testosterona em mulheres?
No organismo feminino a testosterona é produzida primariamente nos ovários e a partir da conversão periférica de precursores androgênicos. Ela age diretamente nas células, também pode ser convertida parcialmente em di-hidrotestosterona (DHT) ou ainda em estrogênios.
Ao longo dos anos, a produção da testosterona sofre um declínio constante, principalmente no período da menopausa, mas ainda assim mantém concentrações relativamente constantes.
Qual é a função da testosterona no organismo feminino?
Nas mulheres, os androgênios possuem funções como: a manutenção da libido, da massa magra e da densidade mineral óssea, entre outras.
Uma das queixas mais comuns das mulheres no período do climatério e na pós-menopausa é a redução do desejo sexual. Concluiu-se então que, além da reposição hormonal com estrogênio e/ou progesterona, deveria também haver a de testosterona.
Como funciona o tratamento?
A melhor forma de reposição de testosterona atualmente é através dos implantes hormonais bioidênticos absorviveis. Esses implantes são colocados em consultório mesmo, no momento da consulta, sem dor e com duração média de 6 meses. Não precisamos retirá-los, pois o corpo mesmo os absorve.
O tratamento visa manter os níveis de testosterona dentro da referência fisiológica feminina. É necessário fazer a dosagem basal de testosterona antes do início do tratamento e repetir entre três e seis meses.
Também é possível que alguns efeitos colaterais possam surgir decorrentes do tratamento como acne leve e oleosidade na pele. Normalmente esses efeitos acontecem uma minoria das pacientes, são leves e duram apenas algumas semanas.
Na Supreme, nossos pacientes dispõem de acompanhamento com uma Médica Dermatologista para minimizar esses efeitos.
Quer melhorar a qualidade de vida, reduzindo celulite, flacidez, gordura localizada por meio da reposição hormonal?
Clique aqui e descubra.