O Processo de Emagrecimento Inteligente é composto por 10 passos, mas neste blog vamos nos aprofundar apenas no primeiro, que visa manter você motivado a alcançar seu objetivo.
Uma maneira de se manter sempre motivado, é ter a consciência de que você pode tudo, desde que com moderação. E que a lei da compensação pode ser útil em dias nos quais a dieta terá de ser “furada”. O importante é não desisti diante de possíveis deslizes. Saiba que é possível revertê-los e, assim, levantar a cabeça e seguir em frente.
Dicas simples de como não fugir completamente da sua dieta.
Se você está se programando para ir a uma festa pensando que não pode comer nada, tire isso da mente agora mesmo. Você pode comer de tudo, desde que com moderação.
No dia do evento, é aconselhável que você coma menos no café da manhã, almoço e lanches. Você também pode jantar antes de ir para não chegar com muito apetite. No dia do evento e no dia seguinte, você vai comer menos durante o dia. Quem sabe até fazer um jejum intermitente.
Procure malhar um pouquinho mais para ajudar na queima doas calorias extras dos docinhos consumidos. Para ter esse nível de consciência, você tem que estar bem motivado, focado e com total controle da situação. Não é porque você comeu a mais em um dia que você vai ficar arrasada, chutar o balde e perder todo o trabalho feito até então. No entanto, essas “escapadas” não podem ser a regra e sim devem ser a exceção. Tenha consciência disso.
Você ainda não está totalmente motivado a perder peso?
Pois então eu vou te dar alguns motivos que vão muito além da questão estética: têm relação com sua qualidade de vida e o quanto você vai viver. Quem tem o peso mais adequado, tem:
Mais autoestima e confiança.
Mais performance no trabalho e com a família.
Melhora do desejo sexual, seja você homem ou mulher.
Melhora a qualidade do sono e te dá mais disposição no dia-a-dia.
Diminui a chance de várias doenças causadas pela obesidade.
E por último, quem é obeso vive menos. Isso é comprovado cientificamente.
Existe alguma técnica para ajudar a manter o foco e a motivação?
Com certeza. E eu vou tentar te ajudar nisso.
Primeiramente, descubra o seu “por quê”. Saiba porque você está tentando emagrecer. É porque você quer melhorar a saúde? Sua autoestima? Se sentir mais valorizado? Ou é porque alguém quer isso para você? Se for porque alguém quer isso para você, a chance de falha é muito grande. Então, antes de mais nada você precisa se conscientizar se você realmente quer. Se você quer emagrecer, escreva seu objetivo numa folha. Coloque em letras grandes o quanto de peso você quer perder e estabeleça um prazo para você atingi-lo.
Decida vencer! Não fique de MIMIMI, com peninha de você mesmo, arrumando mil e uma desculpas. Grite para você: “Eu vou conseguir!” “Eu vou vencer!” Você precisa ter atitude de vencedora.
Não dê ouvidos para certas pessoas. A gente tem que filtrar bastante o que algumas pessoas falam, não é verdade?
Estabeleça pequenas recompensas.Isso vai te ajudar a manter o bom humor, a alegria e até mesmo a sanidade mental.
Conclusão final
Identificar os gatilhos que podem estar fazendo você ganhar peso é fundamental para um emagrecimento sustentável em longo prazo. Hoje falamos muito sobre o passo número 1 do meu método de emagrecimento inteligente, que é a motivação. E lembre-se de que o foco deste processo não deve ser apenas no estético, mas também de melhoria na qualidade da saúde, pois quando se emagrece, há um melhor controle nos níveis de insulina e glicemia, diminuindo inflamações silenciosas, melhora do funcionamento intestinal, aumento da autoestima, fazendo com que você fique mais animada e motivada a seguir com a dieta.