Conhecida por “comandar” o corpo masculino, a testosterona também está presente no organismo da mulher, mas em pequena quantidade. Nas pessoas do sexo feminino, o hormônio é produzido nos ovários e nas glândulas suprarrenais, tendo entre suas funções auxiliar o processo de reprodução.

Ela é importante no meio ciclo menstrual, o período da ovulação, porque a testosterona aumenta a libido, fazendo a mulher sentir mais desejo pela relação sexual. Este hormônio também ajuda a aumentar a massa muscular, a disposição física e o emagrecimento.

O que é a testosterona?

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino e faz parte de um grupo de hormônios chamados de androgênios.

A testosterona é secretada principalmente pelos testículos nos homens e, em menor concentração, pelos ovários das mulheres. Em média, em homens adultos, as concentrações de testosterona são cerca de 7-8 vezes maiores do que em mulheres adultas.

Sintomas de testosterona baixo

Os sinais e sintomas podem ser divididos em sexuais e não sexuais.

Os sinais e sintomas sexuais são:

• Diminuição da libido;

• Disfunção erétil;

• Diminuição das ereções espontâneas matinais;

• Dificuldade de atingir o orgasmo;

• Diminuição das fantasias sexuais.

Os sinais e sintomas não sexuais são:

• Redução da energia e do senso de vitalidade e bem-estar;

• Fadiga;

• Motivação reduzida;

• Sinais de depressão e ansiedade;

• Diminuição da massa magra e da força;

• Diminuição da densidade mineral óssea;

• Baixa contagem de espermatozoides.

Como repor a testosterona baixa

A concentração de testosterona pode ser aumentada no sangue através da reposição hormonal. Um dos métodos mais seguros é a reposição bioidêntica, que preconiza o uso de um implante absorvível pelo seu organismo, oferendo menos chances de rejeição.

Na Supreme Goiânia ajudamos centenas de mulheres que passam por problemas oferecidos por baixa hormonal. Quer saber mais, fale conosco!