Você já ouviu falar da Microbiota ou Flora Intestinal? Sabe como ela funciona e o que ela faz por você? Sabe como um nutrólogo pode te ajudar nisso?

Nosso corpo é “hospedeiro” de diversos micro-organismos e nem todos trazem malefícios ao nosso sistema. Algumas bactérias, por exemplo, estabelecem uma relação de “simbiose” com o nosso corpo, ou seja, garantem mútuos benefícios para nós e para eles. Isso é a parte básica sobre o assunto, que muitos já podem conhecer. O que nem todos sabem, é que esses organismos estão presentes por todo o corpo e que o intestino tem cerca de 100 trilhões deles (1kg à 1,5 kg desses pequenos amigos). Em meio a esse grande número existem sim os microrganismos que podem ser nocivos, mas as “bactérias do bem” ajudam no controle e multiplicação deles, garantindo um equilíbrio.

Qual a sua função no organismo?

O que recebemos como “aluguel” nesse acordo de mútuo benefício? Esses micro-organismos fazem questão de fazer muito por nós, afinal, quanto mais saudável sua “casa” for, melhor para eles. Suas principais funções são:

* controle de bactérias ruins ou nocivas, ou seja, nossa imunidade

* manutenção da nossa mucosa intestinal

* melhor absorção dos nutrientes

Estudos mostram que eles também têm papel na prevenção de alergias, a depender da sua quantidade e composição.

O que agride a flora intestinal

Saber que essa flora existe não é a mesma coisa de saber como cuidar dela, certo? Por isso, é importante que você saiba o que pode atrapalhar o delicado equilíbrio dessa “população” e as consequências disso. Entre hábitos e produtos nocivos posso listar:

* o consumo excessivo de açúcar

* hábitos sedentários e insônia

* ingestão de alimentos refinados, artificiais, industrializados ou gordurosos

* uso de antibióticos de maneira desregulada

O desequilíbrio dessa flora é conhecido como Disbiose, que pode se traduzir em problemas como:

* ganho de peso

* cansaço

* pele opaca

* baixa imunidade

* ansiedade

* diarreia

Não é brincadeira, certo? Por isso se atente também a alguns hábitos que estimulam o equilíbrio correto da flora.

Como tratar/otimizar da flora intestinal

Embora evitar os hábitos e produtos nocivos já ajude bastante esse equilíbrio, há também algumas atitudes que estimulam um funcionamento “otimizado” desses nossos “companheiros”, como por exemplo:

* é importante alimentar o recém-nascido com leite materno até os 6 meses (no mínimo)

* consumir mais carboidratos complexos e fibras

* consumir grãos integrais e alimentos com poli fenóis (como amêndoas, cacau, cebolas)

* procure ingerir alimentos fermentados como leites e iogurte

* consumir vegetais, frutas e legumes

* adotar um estilo ativo e praticar exercícios

Assim, sua flora pode funcionar em “pleno vapor”.

O nutrólogo e a flora intestinal 

Para prevenção, acompanhamento ou “normalização” da flora, o nutrólogo pode exercer um papel importante em seu benefício. Isso por que o profissional está habilitado para analisar tanto do ponto de vista nutricional quanto médico, as razões para eventuais desequilíbrios e tratar a raiz dos problemas. O profissional também pode te orientar em como incluir os nutrientes certos na sua alimentação com quantidade adequada.

Seu corpo e flora são únicos por isso é importante que procure um profissional para analisar suas deficiências e características. Cuide dos seus “hospedeiros”, cuide de você!