Os hormônios são responsáveis por regular diversos aspectos emocionais e físicos no corpo humano, principalmente no gênero feminino, que sofre alterações nos níveis de diversos hormônios durante o ciclo menstrual. Essas alterações podem afetar, entre outras áreas, o humor e o bem estar físico do indivíduo, consequentemente impactando na sua rotina.
Por isso, preparamos esse artigo focado nos 5 hormônios mais importantes na saúde feminina e seu impacto no corpo humano, assim como dicas para não deixar que as mudanças hormonais impactem sua qualidade de vida.

Conheça quais são:

1. Progesterona

A progesterona é um dos principais hormônios do corpo feminino, sendo responsável por regular o ciclo menstrual, dessa forma, essencial no processo da gravidez.
Os níveis de progesterona costumam aumentar após a ovulação e, no caso de uma gravidez, se mantêm altos para desenvolver as paredes do útero. Caso não haja a gravidez, os níveis do hormônio caem e levam à descamação do revestimento do útero (a menstruação).

2. Estrogênio

Em conjunto com a progesterona, o estrogênio (sendo o estradiol e o estriol seus principais agentes) está presente na regulação do ciclo hormonal feminino, durante seu período fértil. Além do seu papel no ciclo hormonal, o estrogênio também é responsável por influenciar diretamente na mudança corporal durante a puberdade, estimulando o desenvolvimento do corpo e a maturação do aparelho reprodutor.

3. Ocitocina

A ocitocina, conhecida como “hormônio do amor”, é produzida no cérebro e é responsável por promover sensações como: diminuição da ansiedade, melhora do humor e, consequentemente, melhora da sociabilidade, influenciando diretamente nos relacionamentos pessoais do indivíduo. Além do impacto emocional, esse hormônio tem um importante papel no momento do parto (sendo responsável por induzir as contrações uterinas) e durante a amamentação (auxiliando na saída do leite materno).

4. HCG

A Ganadatrofina Cariônica Humana, mais conhecida como HCG, é um hormônio produzido pelas mesmas células que formam a placenta durante a gravidez. Durante a gestação, sua produção aumenta para manter o nível de progesterona no sangue, possibilitando a fácil e precisa detecção da gravidez através de exames laboratoriais.

5. Testosterona

Apesar da crença popular, a testosterona não é um hormônio exclusivamente masculino, ainda que esteja mais presente no organismo desses indivíduos. Em níveis adequados, esse hormônio auxilia na libido, disposição, energia e reforço dos ossos e músculos. O surgimento de características como pêlos em excesso no rosto e voz mais grave, muito comumente indicam o excesso de testosterona no organismo, sendo necessário consultar o médico especialista que identificará a alteração e o tratamento necessário.

Distúrbios hormonais e seus efeitos colaterais

A irregularidade hormonal pode ocasionar diversos efeitos colaterais durante toda a vida da mulher, desde a puberdade até a menopausa. Alguns deles são:

  • TPM, ou Tensão Pré-Menstrual, que se manifesta através de quase 80 sintomas diferentes (dentre eles: aumento de estresse, dores no corpo e mudanças de humor), é causada pela queda repentina de estrogênio e progesterona próximo à menstruação;
  • Irregularidades no ciclo menstrual, podendo ser mais curta ou longa do que o normal, apresentar fortes cólicas e diminuição ou aumento no fluxo;
  • Alterações no níveis de testosterona podem resultar no aumento da acne e pelos no rosto, ganho de peso e queda de cabelo;

    Como buscar tratamento?

    Caso perceba a ocorrência de algum dos sintomas acima ou note alguma irregularidade hormonal, o ideal é procurar o auxílio de um médico endocrinologista, que irá identificar o problema e determinar o melhor tratamento, seja ele com uso de anticoncepcionais, antiandrogénos ou outra abordagem que se adeque aos resultados buscados.
    Vale lembrar que o acompanhamento com o profissional é indispensável para garantir resultados eficazes de maneira segura e saudável.