A nutrição está diretamente relacionada à qualidade da saúde, seja ela física ou mental.
Na saúde mental, o consumo adequado de alimentos ricos em micronutrientes, antioxidantes e fitonutrientes são ideais para obter um impacto positivo na área.
Um dos micronutrientes menos consumidos, embora esteja presente em diversos alimentos, sejam eles grãos ou vegetais, é o Magnésio. Em 2019, uma análise realizada nos prontuários médicos de 3.604 adultos evidenciou a relação entre o baixo consumo de Magnésio e a presença de sintomas depressivos.
Além dos micronutrientes, os fitoquímicos presentes nas plantas (responsáveis pela sua cor, cheiro e sabor) também apresentam diversos benefícios para a saúde física e mental do ser humano. Nessa área, podemos citar a Curcumina como um dos principais agentes.
A Curcumina é uma substância presente na Cúrcuma (também conhecida como Açafrão), e é a responsável pelos conhecidos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios da planta. Apesar do crescimento recente nos estudos ocidentais, as propriedades da Curcumina vêm sendo utilizadas na Medicina Ayurvédica (sistema de medicina alternativa desenvolvida na atual Índia) há pelo menos 4 mil anos.
Portanto, a qualidade da alimentação deve ser levada em conta ao buscar tratamento para condições físicas e mentais, podendo ser desenvolvido um método de tratamento personalizado baseado em meios naturais na busca de amenizar diversos distúrbios.