Emagrecer é a meta de muitas pessoas atualmente. Seja por uma questão de estética (modelar o corpo), por autoestima (para se sentir melhor consigo mesmo) ou por questão de saúde (evitar o sedentarismo e obesidade), emagrecer é um objetivo cada vez mais comum.
No entanto, esse objetivo nem sempre é facilmente conseguido, por isso é importante saber quais são seus aliados e seus inimigos nessa luta. Aqui eu irei abordar um possível aliado: O inverno. Mas para saber como os tempos frios agem nesse processo confira o artigo até o final!
Os benefícios do emagrecimento
Antes de abordar esse fator ambiental, é importante frisar alguns dos muitos benefícios que o emagrecimento pode trazer. Assim, espero que se motive ao saber que além da questão estética e da autoestima, o emagrecimento também ajuda a saúde com:
- Melhora da pele e cabelo: Aliado com nutrientes ricos em colágeno, biotina, ômega 3 e vitamina C, o emagrecimento é capaz de melhorar a saúde do cabelo (o deixando mais vivo e resistente) e a saúde da pele (a deixando mais limpa e sustentada);
- Melhora do desempenho e desejo sexual;
- Melhora do sono;
- Redução da gordura visceral (localizada na barriga);
- Redução de riscos de pressão alta, enxaqueca, esteatose hepática, alergias, doenças nas articulações, Avc’s, Colesterol, Alzheimer, Diabetes e muito mais;
- Redução do estresse, ansiedade e risco de depressão.
Entre outros tantos benefícios, por isso, (de preferência antes de um caso de obesidade) procure uma mudança positiva na sua vida e na sua saúde.
O inverno e o emagrecimento
Nosso corpo busca manter um equilíbrio com as condições externas. Quando está calor, o nosso sistema diminui o consumo calórico, desacelerando nosso metabolismo e, consequentemente, podendo nos dar uma sensação de cansaço ou preguiça. Isso é uma resposta natural para que haja um equilíbrio térmico em nosso organismo.
Felizmente, o inverso também é verdadeiro.
Especialistas assumem que as temperaturas mais baixas fazem com que o corpo aumente o consumo calórico em até 10%. O principal motivo pra isso é o esforço extra que o corpo precisa para se aquecer, aumentando assim, até a nossa taxa metabólica basal (o que o corpo gasta em repouso).
Isso não chega a representar uma grande mudança sozinha, mas se aliado com exercícios regulares e a dieta correta, pode apresentar bons resultados. No entanto, existem algumas ressalvas para que você aproveite ao máximo esse tempo:
- Cuidado com a “fome emocional”: geralmente cheia de alimentos calóricos como chocolates, a fome emocional deve ser controlada para que não haja o efeito oposto;
- Cuidado com o relaxamento excessivo: O frio pode mudar nossos planos de sair e nos fazer ficar em casa “escondidos”. No entanto, é preciso que os exercícios regulares continuem para auxiliarmos o metabolismo nessa época;
- Faça exercícios aeróbicos: eles aumentam o gasto calórico;
- Procure um profissional para te auxiliar (abordo melhor a razão no próximo tópico).
Mas lembre-se que cada corpo é único e os efeitos da temperatura podem variar em cada pessoa.
A importância de um profissional qualificado nessa época
Então agora você já sabe que essa época do ano é uma “aliada” na sua busca pelo emagrecimento. No entanto, para você aproveitar ao máximo essa “janela de oportunidades” é importante que procure um profissional. Isso por que é necessário saber, entre outras coisas, a sua condição física para os exercícios, sua necessidade calórica normal, a possibilidade de suplementos ou outras opções.
O Emagrecimento Inteligente é aquele que usa todas as suas ferramentas ao seu favor, prezando pela sua saúde e valorizando suas características únicas.
Não se esqueça: Sua saúde deve vir em primeiro sempre!
E então, surgiu alguma dúvida? Gostaria de aproveitar ao máximo o inverno? Então entre em contato para um agendamento! Será um prazer te atender!