Se você quer emagrecer, precisa saber escolher as frutas certas (existem as mais e as menos calóricas) e dosar as quantidades. Vou explicar tudo sobre o assunto nesse texto para você

Muitas pessoas por aí dizem que podemos abusar dos alimentos naturais para emagrecer, mas será que isso é mesmo verdade? Será que ao serem ingeridas sem culpa, a qualquer hora e em qualquer quantidade, elas causam o ganho de peso?

A resposta para essas perguntas é: Sim, frutas engordam. Mas calma! Não vá abandonando o consumo, pois elas são de extrema importância para nossa saúde. O segredo, para todo o tipo de alimento, está basicamente em evitar exageros.

As frutas são uma das mais importantes fontes de nutrientes, contêm fibras, vitaminas e contribuem para o bom funcionamento do organismo. Mas, como já mencionado, qualquer coisa em exagero faz mal.

POR QUE A FRUTA CAUSA GANHO DE PESO?

As frutas são fontes de carboidratos porque elas contêm a frutose, que é o açúcar natural delas. Algumas (as com menos fibras) oferecem energia instantânea, pois entram quase que imediatamente na corrente sanguínea. Ou seja, se você não queimar, ela acaba sendo armazenada nos tecidos na forma de gordura.

EXEMPLOS DE FRUTAS QUE CAUSAM O GANHO DE PESO

1) UVA: A uva é uma fruta rica em carboidratos, com cerca de 55 kcal para cada 10 a 12 unidades. Essa é quantidade ideal para consumir desta fruta por refeição. Comer o cacho inteiro traz muitas calorias e estimula o ganho de peso. Além disso, o suco integral de uva é o principal vilão da balança: 200 ml de suco tem cerca de 125 kcal e 30 g de carboidratos, o que é equivale a duas fatias de pão de forma. Outra desvantagem do suco em relação à fruta é que ele não tem nada de fibras, que são os nutrientes que dão mais saciedade e ajudam a reduzir a produção de gordura.

2) AÇAÍ: Enquanto 100 g de açaí sem açúcar tem cerca de 58 kcal, o açaí com xarope de guaraná tem cerca de 110 kcal. Além disso, consumir açaí favorece o ganho de peso especialmente ao usar adicionais calóricos e ricos em açúcar como creme de ninho, chocolates, granola rica em açúcar e farinha láctea.

3) BANANA: Uma banana prata média tem cerca de 50 kcal e 13 g de carboidrato, o que também faz dessa fruta rica em açúcar.

4) CAQUI: Uma unidade média de caqui tem cerca de 80 kcal e 20 g de carboidratos, sendo também um perigo para a perda de peso quando consumido em excesso. Para aproveitar o caqui sem culpa, o ideal é preferir as frutas médias ou pequenas e consumir também a casca

5) CEREJAS: Não se enganem pelo tamanho, as cerejas são frutas bem doces, com cerca de 12g de hidratos por cada 100g, dos quais 8g são açúcares. E justamente devido ao tamanho, as pessoas tendem a consumir em grandes quantidades.

6) COCO: Tem muitas calorias. Um coco médio, por exemplo, tem 1.405 calorias e 24,73g de açúcar – 100g tem 354 calorias e 6,23g de açúcar. O coco, especialmente o maduro, é uma das principais frutas que engordam e que podem ser vilãs das dietas.

7) MANGA: A manga é outra fruta rica em açúcares. Ela deve ser consumida com precaução. A cada 100 gramas da fruta, consumimos 72 calorias, sendo 95% desse valor energético representado apenas por carboidratos.

8) ABACATE: O abacate é uma fruta rica em gorduras boas, mas, se consumido em excesso, pode causar ganho de peso por ser bastante calórico. Cada 4 colheres de sopa de abacate tem cerca de 160kcal, o que já é mais do que 1 pão francês. Para consumir abacate sem engordar, a recomendação é de 2 a 3 colheres de sopa por dia, que podem ser usadas na salada, na forma de guacamole e em vitaminas e sobremesas.

9) ABACAXI: Consumir uma fatia por dia é essencial para sua dieta e saciedade de ingerir um doce. Entretanto, se exagerar no consumo diário, pode trazer malefícios para sua dieta. A cada 100 gramas de abacaxi você consome cerca de 48 calorias. O grande problema está na composição desse consumo calórico, representado por 95% de carboidratos, 2% de gordura e 3% de proteína.

10) FRUTAS EM CALDA: Cuidado com as frutas em calda! Pêssego, figo e goiaba, por exemplo. Qualquer tipo de fruta neste estado, costuma ter seu grau de açúcar elevado ao máximo! A calda é sempre fortemente adocicada, apresentando também conservantes e químicas variadas. Evite este tipo de consumo. Dê preferencias a frutas naturais, e sem exageros.

Essas são só alguns exemplos. E não, você não precisa abandonar as frutas citadas por medo de ganho de peso ou algo parecido. Elas também trazem muitos benefícios. Não exagere em nenhum alimento e siga o tratamento e a dieta propostos pelo seu médico que você vai conseguir alcançar seus objetivos mais rápido do que imagina!