Aprenda a fugir das ciladas escondidas por traz de nomenclaturas que camuflam ingredientes nocivos à saúde 

 

Na correria do dia a dia, a grande maioria da população acaba optando por alimentos industrializados, cujo preparo é fácil e rápido. Algumas pessoas até tem interesse de ler os rótulos destes produtos, mas por causa dos nomes difíceis acabam não compreendendo o que realmente significam. 

 

E isso é um perigo, pois os ingredientes de nomes difíceis podem ser a porta de entrada para doenças como diabetes, hipertensão e obesidade. 

 Principais ingredientes e os seus malefícios 

SÓDIO 

Todos devemos evitar o excesso dessa substância, mas principalmente quem sofre com hipertensão arterial. Essas pessoas precisam prestar bastante atenção na quantidade de sódio presente nos alimentos industrializados. O recomendado é ingerir no máximo 6 gramas de sal diariamente. 

GORDURA TRANS  

Trata-se de uma gordura de origem vegetal e altamente processada. Ela pode aumentar o colesterol ruim e causar vários problemas cardíacos. Esse tipo de gordura é utilizado para aumentar o prazo de validade de produtos como sorvete, biscoito e etc. O ideal é consumir apenas 2 gramas por dia para evitar problemas de saúde.  

GORDURA SATURADA 

Encontrada nos alimentos de origem animal como queijos, manteiga e carnes, essa gordura aumenta consideravelmente o risco de doenças cardíacas, por isso, é necessário consumir esses alimentos com moderação. 

PRODUTOS INTEGRAIS 

Produtos denominados integrais devem ser feitos apenas com farinhas integrais, ou seja, eles não podem ter em sua composição ingredientes como farinha de trigo branca e refinada. 

AÇÚCAR 

Na maioria dos produtos, o açúcar recebe outras nomenclaturas como glicose de milho, maltodextrina, mel e açúcar invertido. Então, se você é diabético ou quer evitar o consumo exagerado desse ingrediente, fique atento aos “codinomes”.  Fiz um artigo com cinco alternativas mais saudáveis para o açúcar que você pode conferir aqui. 

NÃO CONTE APENAS AS CALORIAS 

Existem produtos no mercado que podem ser bastante calóricos, porém ricos em fibras e gorduras boas. Em contra partida, existem aqueles que possuem baixas calorias, porém são grandes os números de carboidratos, açúcares e sódio. Então, não se deixe enganar. 

UMA DICA IMPORTANTE: Produtos que tenham em sua composição, ingredientes como corantes artificiais, gordura hidrogenada, benzoato de sódio, conservantes BHT e BHA, xarope de milho com frutose, adoçantes artificiais, nitrato e nitrito de sódio, só devem ser consumidos quando os seus valores na tabela nutricional forem mínimos. Ficar de olho nos rótulos dos alimentos que consumidos diariamente, é preservar a nossa saúde.  

E então, ainda tem alguma dúvida? Então entre em contato! Será um prazer te atender!