Perder peso ajuda na prevenção da Diabetes

 

 

 

 

 

 

 

A perda de peso pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 em pessoas com sobrepeso ou obesidade. Isso ocorre porque o excesso de gordura corporal pode causar resistência à insulina, o que pode levar à diabetes tipo 2.

Quando uma pessoa perde peso, o corpo pode se tornar mais sensível à insulina, o que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. Além disso, a perda de peso pode ajudar a reduzir a pressão arterial, o colesterol e a inflamação, fatores que também estão associados a um maior risco de diabetes tipo 2.

Estudos têm mostrado que a perda de peso pode ser particularmente eficaz na prevenção do diabetes tipo 2 em pessoas com sobrepeso ou obesidade. Por exemplo, um estudo publicado no New England Journal of Medicine descobriu que a perda de peso de pelo menos 7% do peso corporal inicial reduziu o risco de diabetes tipo 2 em mais de 50% em pessoas com pré-diabetes.

No entanto, é importante lembrar que a perda de peso deve ser alcançada de maneira saudável e sustentável, por meio de uma dieta equilibrada, reposição hormonal e atividade física regular. Além disso, o acompanhamento médcico é importante para garantir que a perda de peso não afete negativamente a saúde geral da pessoa.

O que é a Diabates tipo 2

Diabetes tipo 2 é uma condição crônica em que o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue usar efetivamente a insulina que produz. A insulina é um hormônio que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, permitindo que as células do corpo usem a glicose como energia.

O diabetes tipo 2 é geralmente associado a fatores de risco como idade, excesso de peso ou obesidade, histórico familiar, falta de atividade física e má alimentação. A condição é caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue, o que pode levar a uma série de complicações de saúde se não for tratada.

Os sintomas do diabetes tipo 2 podem incluir aumento da sede e da micção, fadiga, visão embaçada, infecções frequentes, feridas que demoram a cicatrizar e formigamento ou dor nos pés ou nas mãos.

O tratamento para diabetes tipo 2 geralmente envolve mudanças no estilo de vida, como uma dieta saudável e equilibrada, atividade física regular e perda de peso, se necessário. Em alguns casos, pode ser necessário usar medicação ou insulina para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

A prevenção do diabetes tipo 2 envolve a adoção de um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada e atividade física regular. É importante manter um peso saudável, evitar o consumo excessivo de álcool e não fumar. É importante também que pessoas com fatores de risco para diabetes tipo 2, como histórico familiar, façam exames regulares para detectar a condição precocemente.

REFERÊNCIAS

Glycemia Reduction in Type 2 Diabetes — Glycemic Outcomes. New England Journal of Medicine, v. 387, n. 12, p. 1063–1074, 22 set. 2022.