A Obesidade é considerada uma doença crônica e é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Nos últimos anos, o número de pessoas obesas tem crescido cada vez mais, tornando a doença um problema de saúde pública.

Incidência

O Brasil conta com mais de 20 milhões de indivíduos obesos. Sendo uma parcela que corresponde a 50% com excesso de peso (sobrepeso). Além disso, na fase adulta, encontra-se os indivíduos de sexo feminino com 16,9% e sexo masculino 12,5%.Nos Estados Unidos a situação tornou-se mais grave. O país registra que 64,5% da população adulta está com sobrepeso e obesidade. 

Quais são as causas?

O primeiro fator relacionado à obesidade é a má alimentação ou a compulsão. Para conservar o peso ideal é preciso que haja equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e gastas ao longo do dia. Quando você ingere uma grande quantidade de alimentos sem um gasto correspondente, seu corpo acumula mais gordura.

Por outro lado, vale ressaltar que existem fatores genéticos, no qual o indivíduo tem predisposição para obesidade.   É comum que pessoas com essa “herança” possuem metabolismo lento, o que facilita o acúmulo de gordura e a dificuldade para emagrecer, 

Fatores psicológicos também podem influenciar na obesidade. O estresse ou as frustrações podem desencadear crises de compulsão alimentar.

Sinais e Sintomas:

  • Cansaços frequentes;
  • Dificuldades de mobilidade;
  • Episódios de apneia do sono;
  • Distúrbios no ciclo menstrual nas mulheres.

Diagnósticos

O diagnóstico é feito por meio do cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), no qual avalia o peso e a altura.

Quando o IMC é superior que 30, o indivíduo é considerado obeso. Quanto maior o índice, mais chance de o paciente desencadear doenças como: diabetes, problemas nas articulações /cardiovasculares, hipertensão arterial, depressão e entre outros. 

Criamos um calculadora de IMC – Confira aqui seu índice. 

Existem outras formas de avaliar o excesso de peso, além do cálculo do IMC. 

Sendo elas: o cálculo da porcentagem de gordura e a mensura a circunferência abdominal.

Quais prevenções?

A doença pode ser evitada ainda na infância, com a criação de hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de exercícios.