Saiba quem pode fazer dietas low carb, quais os cuidados que devem ser tomados e os benefícios da estratégia, além da perda de peso
Existem diversos estudos que comprovam a eficácia da dieta com baixo teor de carboidratos. Um em específico, realizado nos Estados Unidos com pessoas acima do peso, mostrou que elas podem perder até 200 calorias a mais por dia, em relação àquelas que consomem esse nutriente.
Além disso, estudos também estimam que o paciente que reduz o consumo de carboidrato, pode perder, no período de 3 anos, a faixa de 10% do seu peso corporal. É grande o número de pessoas que aderem a essa dieta para perder peso e até mesmo mantê-lo, já que ela pode ser muito mais eficaz do que as dietas focadas em baixo teor de gordura.
DIETAS LOW CARB
A dieta low carb, ou seja com baixo consumo de carboidrato, já caiu nas graças de quem quer emagrecer ou apenas manter a forma. Mas existem alguns cuidados que devem ser tomados antes de aderir a ela:
• Você deve buscar a ajuda de um especialista em emagrecimento, para que ele analise suas condições de saúde antes de iniciar a dieta;
• A dieta deve ser muito bem planejada, para não causar efeitos colaterais, como compulsão, enfraquecimento do sistema imunológico, desequilíbrio hormonal, falta de energia para realizar as tarefas do dia a dia, entre outros;
• O ideal é diminuir o consumo de carboidratos (não restringir) e fazer escolhas mais saudáveis, como trocar os carboidratos simples pelos complexos e preferir as versões integrais;
• Essa dieta deve ser realizada por um determinado período. Seu especialista em emagrecimento é que deve determinar.
MAIS DETALHES
Quando você opta por seguir essa dieta, toda a sua alimentação deve ter uma atenção especial. É preciso que você aumente a ingestão de vegetais, de gorduras de fontes naturais e proteínas, como carne, peixe, laticínios e entre outros.
Mas, atenção: nem sempre essa dieta é indicada, especialmente se você estiver fazendo uso de medicamentos que podem causar hipoglicemia, como insulina. Por isso, é importante consultar um Nutrólogo que avaliará seu estado de saúde e concluirá se seu organismo está apto a suportar uma dieta pobre em carboidratos.
BENEFÍCIOS
Além de obviamente ser uma estratégia interessante para emagrecer, a dieta Low Carb, se bem utilizada, traz muitos benefícios, como: redução do apetite, da pressão sanguínea, dos triglicerídeos, da insulina no sangue, melhora do perfil de colesterol, diminui os riscos de fatores de doença cardíaca e do desenvolvimento de certos tipos de cânceres.
Outros benefícios que vêm sendo comprovados são:
MELHORA DA FUNÇÃO COGNITIVA: quem consome muito carboidrato, acaba deixando de lado as gorduras boas, que são necessárias para o bom funcionamento do cérebro. Isso favorece o aumento da ansiedade e fadiga, prejudica a aprendizagem, memória, humor e energia.
PREVENÇÃO DA SÍNDROME METABÓLICA: Um estudo de 2012 publicado no The American Journal of Epidemiology, concluiu que dietas com baixa ingestão de carboidratos são mais eficazes na redução de certos fatores de risco metabólicos.
SAÚDE DIGESTIVA Menos carboidrato significa melhor função do intestino para a grande maioria das pessoas, visto que o açúcar alimenta “bactérias ruins”.
EQUILÍBRIO HORMONAL Já é comprovado que a dieta Low carb ajuda a equilibrar a função neurotransmissora e hormonal em algumas pessoas. Isso, inclusive pode contribuir no controle da depressão.
ATENÇÃO
Você já deve estar com vontade de iniciar essa dieta já, não é mesmo? Mas calma, como já falei, ela não é indicada para todo mundo, é preciso buscar a ajuda de um especialista. Lembre-se de que muito mais importante do que emagrecer, é ter saúde. E se você puder perder peso de forma saudável, melhor ainda. Por isso, não faça dietas por modismo, nem todo mundo se adapta bem às mesmas estratégias de emagrecimento.